sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O tijolinho

Antes de procurar o arquiteto para fazer o projeto, uma coisa eu já tinha certeza: minha casa seria feita com o tijolo ecológico. Ele tem várias vantagens. As ferragens, a fiação e os encanamentos são todos embutidos nos furos dos tijolos. Não tem essa de construir e depois sair quebrando paredes para passar canos, por exemplo. Os furos do tijolo deixam a parede "respirar", fazendo um isolamento térmico e acústico.
O custo? Ele custa mais caro que o tijolo comum, sim. Paguei R$ 600 reais o milheiro dele. Mas, como a casa ficará externamente com ele aparente (economiza-se muito no acabamento), evita o uso de formas de madeira para concreto das colunas, etc...o custo final da obra reduz-se em pelo menos 30%.
Consegui um fornecedor aqui mesmo no DF, que produz tijolos ecológicos com prensa hidraúlica. (contato no facebook: Marcello Presa) Isso dá maior uniformidade e resistência ao produto, porque cada tijolo recebe uma carga de 6 toneladas.
Um detalhe fundamental: como o tijolinho (vou chamá-lo assim, pq ficamos intimos, ok?) evita quebra-quebra e entulho na obra, o projeto tem que ser bem feito antes, para que na primeira fileira de tijolos assentados você já saiba o que vai acontecer com ele, se vai passar fios, canos ou concreto. A dica é: planeje e saiba exatamente o que você fará antes de começar a construir.
A minha casa vai ficar com cerca de 150 metros quadrados, com um orçamento em torno de R$ 100 mil. Mas aprendi vários segredinhos que me fizeram economizar. Mas isso, conto depois.

P.S: pelas dimensões do tijolinho (25x12,5x6,5 cm) são necessários 63 tijolos para cada metro quadrado de parede

4 comentários:

  1. Esse tijolo é o típico "como não pensei nisso antes". Que descoberta sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Cara, to maravilhado e lendo tudo com muita calma. Parabéns pelas informações passadas.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Gde Bios. Há 3 anos compramos o terreno. Desde então tenho pesquisado e planejado o que iria fazer. De tanto o pessoal do meu trabalho reclamar que eu só falava sobre a casa, resolvi compartilhar com quem se interessar...rs

    ResponderExcluir