sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A telha ecológica

Uma aposta que deu certo na casa foi a telha ecológica. Ela é feita de material reciclado, a partir de embalagens tetra-pack (caixas de leite, sucos...etc). Eu descobri pesquisando na internet, pois aqui no DF eu não vi em nenhuma casa ou loja de material de construção. Ela é leve, precisa de pouca estrutura (apoio a cada metro, mais ou menos), não esquenta e não provoca doenças como as telhas de amianto. Tem função acústica também (abafa ruídos). Em relação ao telhado convencional, de telhas de barro, ela é muito mais leve, barata e exige menor gasto com madeira (estrutura).
O problema era como trazer para o DF uma telha fabricada no interior de SP. Pensei até em buscar com a pick-up que comprei para tocar a obra, se o frete ficasse muito caro. Mas, pedindo ajuda de amigos, consegui a dica de uma transportadora que trouxe as telhas a um custo legal.
Tendo as telhas e precisando de poucos pontos de apoio, descartei o uso de madeira e optei pelo uso de estruturas metálicas. Que meu finado avô, que era carpinteiro, especializado em madeiramento de telhados, me desculpe, mas madeira está muito caro, exige manutenção periodica e pode empenar, entortar, dar problemas. Vale lembrar que o DF é muito seco, isso é um complicador para o uso de madeiras. A estrutura metálica é de rápida montagem e, se bem feita, é pro resto da vida.
Em resumo, uma vizinha que fez um telhado convencional, gastou mais que o dobro que eu. E, cá entre nós, o meu telhado é bem mais legal do que o dela.

6 comentários:

  1. Só de saber de que material são feitas, o clima muda.

    ResponderExcluir
  2. É interessante olhar pras telhas na varanda. Tem restos de embalagens picotadas. Por falha controle qualidade....rs..tem até um "Café da Tia Maria"...bem na porta da casa.

    ResponderExcluir
  3. Com essa telha e esse tijolo, nem sei, não dormiria mais de tanta felicidade!

    ResponderExcluir
  4. A telha aceita tinta? É que eu gosto de telha na cor... telha!

    ResponderExcluir
  5. Acho que não. Na parte de cima ela é mais "prateada" pelo alumínio das caixas tetrapack. Se escurecer, penso q deixará de refletir o calor. Sei de uma que imita a telha colonial, de material plástico, talvez seja o q vc quer. Aqui no DF, custava bem mais caro.

    ResponderExcluir
  6. Por gentileza, poderia me dizer o nome da loja onde você comprou estas telhas? Seria em Sorocaba?

    ResponderExcluir