terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lugar ao sol

Já observei que quase não tenho fotos da casa feitas à tarde. A razão é simples: acordo cedo, vou pra obra, e de lá, sigo  pro meu trabalho. Assim, a maioria das fotos é entre 8 e 9h da manhã, quando o sol bate nas janelas dos quartos, na frente da casa.
No fim de semana, fui lá no fim da tarde levar os armários e portas que herdei do meu chefe (ver post "Sob Medida, de novo"). Ao ver o sol entrando pela varanda, não resisti e tirei a foto principal, acima, onde, do lado direito fica o "paredão", e, do lado esquerdo, a entrada para a sala. Reparem que na sala tem uma janela voltada para o fundo do terreno, que, como por encanto, o sol não entra. Então, por quê a sala está "protegida" do sol do fim da tarde? Isso pelo o telhado "avançar" mais um pouco além dela (veja na foto menor, do lado direito) e do outro lado, ter o "paredão", aqui  fotografado pelo fundo do terreno. Assim, a sala manterá uma temperatura agradável, apesar de voltada para o poente.
Sim, estudar a posição do sol, onde ele nasce e onde se põe, é o primeiro passo antes de começar a fazer o projeto de uma casa. Isto é,  só no caso de você não querer morar dentro de um forno. Lógico, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário