sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O 4º. Mas falo da casa em si

A foto foi tirada logo cedo, quando o sol nascente dá direto onde serão os 2 quartos. Logo em segundo plano, serão os 2 wc e corredor de acesso aos quartos. Ao fundo, a área da sala. À esquerda da sala, ficam a cozinha e a área de serviço. Não aparece na foto, mas à direita (kkk...a direita nem saiu na foto...sem moral alguma...rs) toda será uma varanda e terá um paredão (não, não pretendo fazer execuções políticas em minha casa. Que fique esclarecido desde já.).
Assim, para entender a planta, pense em um apto de 2 quartos, 2 wc, sala, cozinha e área de serviço com o desenho destes que você vê no jornal, com 85 m2. Visualizou, ok? Agora acrescente uma varanda em toda lateral que bate o sol da tarde (face Norte, 11,5 metros), o fundo da casa (Oeste, sol do fim da tarde, apenas um 1m) e um cantinho no SW, pequeno, 2X2,5 m sob encomenda para botar a minha rede. Sim, a casa terá 65m2 de varandas. Como disse um engenheiro ao ver a planta: -"Mas você terá mais varanda do que casa..."
Olha só. A "casa" em si, ou a planta do apto, era o mínimo que a gente precisaria para morar lá. A varanda, a sala e a cozinha são a "área de convivência", onde a gente espera receber os amigos. Minha esposa tem família aqui no DF, conhece toda a galera de teatro dos últimos 20 anos da cidade, é querida e festeira. Eu sou motociclista, participo de moto-grupo (Steel Goose), blogueiro, twittero e militante de esquerda, publicitário... e, em casa, cozinheiro de fim de semana. Ou seja, a gente queria espaço para receber os amigos, né? Mas sem precisar ter um "elefante branco" para manter.
Ok, o último argumento. Varanda é bem mais barato fazer, do que "casa em si". Achamos mais útil também. E com as telhas que arrumei (ver post anterior sobre as telhas), eu diminuiria o custo do metro quadrado construído. Para os loucos que pensam em construir: aqui no DF se calcula em R$ 750, o custo do metro quadrado construído. Assim, se você quer uma casa de 200 metros quadrados multiplique por R$ 750, e vá em frente. Ou desista, pq vai dinheiro mesmo. Em nenhuma das hipóteses, não diga que não avisei. Ok?

8 comentários:

  1. É um grande "Avarandado do amanhecer"! Muito interessante. Varanda vasta venta mais e tem mais visual que as paredes internas!

    ResponderExcluir
  2. Quem tem uma rede em uma varanda é uma pessoa feliz!

    ResponderExcluir
  3. Eita...espero ter várias. Serei mais feliz, então? rs

    ResponderExcluir
  4. Caro jerico, depois de muito refletir, agradeço observação

    ResponderExcluir
  5. Já consigo imaginar as cadeirinhas, as plantinhas, a conversa do pôr-de-sol, que no DF é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Mari, e tomando a famosa cachacinha da fazenda, né? rs

    ResponderExcluir
  7. Aqui, meu apartamento tem 80m² e 30m² de varanda! Beleza pura! ;))) Super a favor dos varandões :)))

    ResponderExcluir
  8. Como disse o Jerico: será um gde avarandado do amanhecer. Isolando o sol da tarde da sala.

    ResponderExcluir