sábado, 5 de novembro de 2011

Coisas Brasilienses

Caliandra é o nome desta bela flor, típica do cerrado. Ao fundo, o "paredão" da casa sendo erguido. Hoje, lendo o jornal, vi um caderno especial "Guia Imobiliário", com coisas que a gente só vê aqui no DF também.
Aqui a especulação imobiliária é maluca, os preços são absurdos. Mas, como o mercado está com muita oferta de novos imóveis, a tendência é de queda ou estabilização.
O tal "Guia Imobiliário", claro, tenta dar uma "forcinha" aos corretores, construtoras e demais especuladores. Dizem, por exemplo, que em Águas Claras, o m2 construído custa até R$ 5 mil. Mostram um loft na Asa Sul a R$ 16 mil o m2. Já um condomínio perto do meu, que "vende" o apelo ecológico, diz o jornal que o terreno de mil m2 custa R$ 500 mil. Até então, o que eu tinha ouvido falar era que custava a metade, mas eles jogam o preço para cima, para depois "fazer uma negociação especial para o incauto".
Um morador do meu condomínio, que ganha dinheiro comprando e vendendo imóveis, veio me dizer (sem que eu perguntasse, ok?) que a minha casa quando pronta valerá uns R$ 450 mil. Segundo este mesmo vizinho, o terreno no nosso condomínio hoje custa R$ 100 mil.
Há 3 anos, pagamos R$ 25 mil no terreno. Na construção da casa investiremos uns R$ 100 mil. A especulação imobiliária bate à minha porta, triplicando os valores. Mas, como cantava Tim Maia "não tá vendo, não tô nessa. Porque eu quero, sussego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário