Um ponto bacana do projeto da casa foi concentrar os 2 wc e a área de serviço, dividindo a frente, onde estão os quartos, e o fundo, onde estão a sala e a cozinha. Assim, os pontos que terão encanamentos ficam próximos, economizando material. A caixa d'água ficará na laje sobre a área de serviço e os banheiros. Do lado esquerdo da foto, ou seja, a parede do fundo dos quartos, ficará 1,4 m acima da laje, escondendo a caixa d'água da frente da casa. Esta será a parte mais alta, ficando com cerca de 4,8 m.
Os 2 wc terão iluminação e ventilação natural com as clarabóias na laje (aquelas tábuas estão protegendo uma delas). A parte descoberta, onde está a escada, será o corredor de acesso aos quartos. Ali, será usado como um mini-escritório. Estamos colocando tijolos ventilados de vidro em cima das portas dos quartos, voltados para a frente da casa, acima do telhado, para iluminar e ventilar esta parte. No corredor-escritório, o telhado ficará mais alto, partindo de cima dos vidros ventilados, com queda para o fundo da casa (sobre a telha que é vista na primeira foto). Nesta parte, eu pensava em colocar uma madeira (MDF branco) apoiada na estrutura metálica, servindo de forro.Mas, resolvi deixar a telha aparecendo. Ela é tão bacana, com seus picotes de antigas embalagens tetra pack, que dispensei o forro aqui. Ok, isso foi uma alteração que fiz no projeto, porque pretendo passar boa parte do meu tempo ali, no computador. P.S.: um outro post "Ar condicionado natural" explica melhor pq não terá forro.
Na foto ao lado, a esquerda, está a parede da área de serviço e as janelas dos quartos. Esta parte mais alta e a parede frontal da área de serviço terão um acabamento diferenciado. Elas serão revestidas com uma cerâmica que imita madeira, destacando-se do restante da área externa da casa, que ficará com o tijolinho aparente. Esta cerâmica, 20 m2, era ponta de estoque, comprei pela metade do preço. No projeto, o Pedro Grilo queria destacar este volume, pintando com uma cor que contrastasse com o tijolinho. Preferi a cerâmica, porque acho que será mais interessante e durável, e talvez, até mais econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário