sábado, 5 de novembro de 2011

Quer moleza? Vai pescar

 
Antes de começar a obra, o meu arquiteto (Pedro Grilo. Tá no facebook) me alertou: "como os pedreiros não estão acostumados com o tijolo ecológico, você terá que acompanhar a obra mais de perto". E assim fiz.Fui quase todos os dias na obra. Acordar cedo, chegar na obra antes das 8h, ver como estavam as coisas e depois ir pro trabalho. Claro que negociei com meu chefe, qdo a coisa apertava, eu só ia trabalhar depois do almoço. Até pq não iria me concentrar nas minhas funções se estivesse com a cabeça na obra, né? O fato é que deu para levar ambos a contento.
E já que é para ser peão, primeira providência, troquei o carro de passeio por  uma Pampa, ano 90. Ela é literalmente pau pra toda obra, bruta mesmo. Na foto, ela está com mais de 300 tijolos em cima, algo em torno de uns 750 kgs de peso, coitada.
Assim, eu ia comprando e levando o material na medida do necessário. 5 sacos de cimento num dia. 10 na semana seguinte. (Minha esposa perguntou quanto pesa um saco de cimento? 50 kgs, ok?) Coisas impensáveis para um carro popular. Ou um crime, se for um carro novo e caro. A vantagem é que eu não paguei frete, nem deixei faltar material para os pedreiros trabalharem. Levando o material aos poucos, não há desperdício e você tem mais controle sobre o que está sendo feito. Outra coisa era pesquisar os preços das lojas e comprar uma coisa aqui, outra acolá.
É incrível a variação dos preços. No mínimo 30% a cada ítem. Cimento, ferro, areia...estas coisas mais básicas não variam muito, mas o resto...é assustador. Um exemplo: para trazer energia do poste da rua até o relógio na casa, a CEB determina o tipo de material que tem que ser usado. Se estiver fora das especificações, eles não ligam. Nas lojas, o orçamento somava R$ 950 em fios, canos, disjuntores...acabei pagando R$ 650. Comprei em uma loja no SIA, atacadista de material elétrico (ok, eles só vendem para empresas. Comprei no nome da empresa que trabalho, oras).
Vendo esta foto da pampinha pesada, meu cunhado perguntou: "mas quem arrumou os tijolos tão certinho assim?" Ora, cara pálida...o peão aqui, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário