sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A primeira dúvida: pq o tijolo é ecológico?

Ok, apareceu a primeira dúvida. Quem a perguntou foi o troll master @lufeba, no twitter. Prazer em dedicar a você este post, amigo. Pq o tijolo é ecológico? Basicamente, pq ele é feito apenas de terra e cimento prensados. Não utiliza queima (que emite CO2 na natureza, utiliza combustíveis, etc).
Quando ele é feito, tem que ficar por 27 dias no processo de "cura" (um ciclo menstrual, é isso?). Abrigado do sol, tem que ser molhado de tempos em tempos, até que seca e adquire a resistência ideal. Aí, ele já está pronto para ser usado.
Tem uma maquininha manual, que você pode fazer seus próprios tijolos e nem é tão cara assim. O problema é "acertar" a mistura terra-cimento-água, ter mão-de-obra para fazer isso com qualidade e segurança...preferi buscar um fornecedor, daqui mesmo do DF, que me entregava tijolos feitos com "prensa hidraúlica de 6 toneladas" e ainda me orientava nos detalhes da construção. Não me arrependo da opção feita (veja post anterior "tijolos").
Ao contrário da construção convencional, onde os tijolos são apenas para "tapar buracos", ele tem uma função estrutural, distribuem melhor o peso das paredes na fundação e as colunas são embutidas nas  paredes. Cada tijolo pesa cerca de 2,5 ks. Devo ter utilizado mais de 15 mil na casa, ou seja, quase 40 toneladas. Meu telhado, com estrutura e telhas, pesa só 1,6 ton. Todas as ferragens do telhado estão soldadas nos ferros das colunas das paredes e as telhas, todas parafusadas. A fundação foi bem feita (conto depois, ou logo, se alguém me perguntar), assim, como disse o Marcelo, fabricante dos tijolos, não tinha jeito de dar errado o projeto da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário