quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prender para soltar os bichos

A planta baixa da casa ajudará entender a "solução" que pretendo usar para "cercar" o terreno e, literalmente "soltar os cachorros". O nosso lote tem 19 (de frente) por 40 metros, com um muro no fundo. Inicialmente, pensava em usar a "cerca-viva" apenas. Mas, ela ainda tem "falhas" que permitiriam tranquilamente a entrada e a saída dos animais. Para colocar uma cerca de metal em toda a extensão da "cerca-viva", seria praticamente 100 metros lineares a serem providenciados. Na frente da casa, além da cerca-viva, ainda imagino levantar um muro de alvenaria de uns 8 metros de extensão (sobraram tijolinhos suficientes para isso) e colocar um portão em outros 3 metros. 
Pesquisando nas lojas os materiais disponíveis, vi que estas telas prontas de alambrado tem rolos de 25 metros. Foi ai que imaginei  uma  "solução alternativa": se eu começar a cerca do fundo (muro) para a frente, os 25 metros vão terminar "no meio" da casa. De um lado terei uns 3 metros entre o "paredão" e a cerca. Do outro, do lado da horta, a distância é ainda menor, aproximadamente 1,5 metro. Decidi. Vou comprar apenas 50 metros de alambrado, com 1,5 m de altura e colocar antes da cerca-viva, usando postes de eucalipto tratado como sustentação a cada 2,5 metros. Fechando o fundo e as laterais, eu terei 2 únicos locais de "passagem": a porta de vidro da área de serviço e a entrada da varanda/garagem. Mandarei o serralheiro colocar um portão na entrada da varanda (tem 3,30m de largura). A entrada pela área de serviço permanecerá do mesmo jeito.
O gramado da frente, tem 10 metros da casa até a divisa com a rua, por enquanto ficará sem muros, grades ou telas. Futuramente, quando a cerca viva estiver maior na frente e fazendo o muro de alvenaria, eu mudo o portão de lugar e o reaproveitarei sem problemas.
Assim, agora, evito o gasto com mão de obra para fazer o muro em alvenaria e economizo a metade do material para o fechamento (telas e postes de eucalipto). Na internet achei um site que vende o alambrado 20% mais barato que nas lojas aqui do DF. Já fiz o pedido. Agora é comprar os postes de eucalipto, cavar os buracos e fixá-los com concreto. Logo o Alfa poderá ficar solto, ter muito mais espaço para correr atrás dos passarinhos e ainda ganhar a companhia de uma fêmea,  uma pastor alemão. Ok, ela deve se chamar "Beta"? Ou "Dalila"? Aceitamos sugestões de nomes.
A pampinha trouxe os 20 troncos de eucalipto para a cerca

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Moro também no DF e gostaria de saber onde comprou os mourões de eucalipto e o site onde comprou o alambrado. Grato.
    Gostei da sua obra !

    ResponderExcluir