quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Boa surpresa


Uma das coisas que me surpreenderam (positivamente) em nossa casa foi a conta de luz: bem menor do que no apartamento onde morava antes. Tudo bem que fiz a minha parte: no projeto valorizamos o uso da iluminação e da ventilação natural. Logo, não precisamos de "ar-condicionado". Os banheiros com clarabóia tem iluminação "grátis" até às 20h (isso agora, com o horário de verão). Só utilizamos "lâmpadas econômicas". Mas um detalhe que acho que fez a diferença foi utilizar na fiação da casa cabos superdimensionados, o mais "fino" tem 2,5 mm, na distribuição 4mm e nos chuveiros, 6 mm. Isso evita sobrecarga, que "esquenta os fios", aumentando o consumo e podendo causar problemas mais graves, como incêndios. Ou seja, gastei um pouquinho mais durante a obra, mas recomendo não economizar neste item.
Outro dia o serralheiro veio instalar o portão e teve que usar a máquina de solda elétrica. De repente, ela parou de funcionar. Ele disse que devia ter "caído o disjuntor". Fui olhar e estava tudo normal. Falei com ele para verificar se o fio estava bem conectado na tomada. Bingo, o problema era ali... Pensei comigo: aqui não, jacaré...rs.
Por último, dois outros detalhes podem contribuir também: a rede elétrica é trifásica e está em área rural (menor tarifa). No mais, usamos geladeira, 2 chuveiros, microondas, máquina de lavar roupas, televisão, som, dvd, computadores, cortador de grama e outras ferramentas elétricas...enfim, o necessário para uma família pequena. A conta que chegou hoje é menos de R$ 44,00. Estão anunciando que a partir do próximo mês a conta de luz vai baixar em média 18,5% nas residências, porque o Governo está reduzindo as tarifas (apesar de alguns partidos políticos de oposição serem contra, com pena dos "pobres acionistas"...kkk). No meu caso, a economia será em torno de R$ 8,00, o que não é quase nada. Mas, para muitos, com certeza fará diferença. Né? Ou devo me sentir culpado por não estar dando lucro aos "pobres acionistas"? kkk

P.S: Justiça seja feita. Quem primeiro me alertou da importância de usar fios de eletricidade superdimensionados foi o Ribamar, que era zelador, porteiro, encanador, eletricista, pintor e faz tudo no prédio onde eu trabalhava. Valeu "Riba", te devo mais esta, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário