sábado, 1 de dezembro de 2012

Preparativos para o Fim do Mundo

Começando a pensar nos preparativos para a "Festa do Fim do Mundo". Primeiro passo: iluminar o gramado. Eu até tenho um refletor de 300 watts, lâmpada halógena, que usei para algumas filmagens em vídeo. Com mais 2 iguais a ele, com certeza eu iluminaria toda a área externa.
Mas, busquei uma outra solução mais econômica (em consumo). Encontrei uma lampada eletrônica de 45 watts e um refletor onde poderia ser colocada.
A foto acima foi tirada com o celular, às 21h. Esta parte do gramado tem uns 120m2, ele foi capaz de iluminar perfeitamente pelo menos a metade. Por esta conta, com 4 ou 5 refletores destes eu ilumino tudo, gastando 1/4 da energia que gastaria com os refletores "convencionais". 
Mas porque me preocupar com isso? Eles não serão usados todos os dias, só em ocasiões especiais. Oras, como o nome do próprio blog diz, nossa casa é ecológica. Buscamos o melhor aproveitamento da ventilação e da iluminação natural no projeto. Então, se buscamos reduzir o consumo da luz artificial no dia a dia, porque seria diferente quando nos preparamos para receber os amigos em casa? Afinal, não se gera energia elétrica sem impacto ambiental. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar, né? Não queremos que o mundo acabe de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário