segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ainda acerca da cerca

A cerca viva que plantei em casa é a Sansão do Campo. Ela é bem rústica, resiste bem aos períodos de seca, e quando "fechada" cumpre seu papel de "isolar", fazendo um "muro verde", cheio de espinhos, pelo qual não vale a pena tentar passar. 
Pois bem, como já disse anteriormente, há 2 anos comecei a plantar a cerca viva. Em algumas partes do terreno ela cresceu bem, em outras falhou. Descobri que faltou adubar corretamente. Agora uso esterco de gado e o adubo químico NPK e ela está crescendo bem. 
Na parte da frente da casa (foto acima), ela está bem fechada e já precisei aparar algumas vezes. Se não cuidar, ela cresce muito, para cima (chega a 8 ou 10 metros de altura) e para os lados (pode ocupar 4 ou 5 metros de largura). Sei disso, porque plantamos ela no sítio de meu pai em Minas, e lá ela ficou imensa, "escondendo" a casa. Até agora eu comprava as mudinhas em bandejas com 64 unidades. Recentemente, replantei algumas onde havia falhas (foto esquerda), segui a dica de cavar uma vala e colocar as mudas nela. Parece que isso ajuda que elas se espalhem.
Mas, até agora, ainda não vi minha cerca produzir sementes. Pelo que pesquisei seria nesta época do ano (novembro/dezembro). Perto de casa tem uma chácara que tem esta cerca bem crescida, passei lá e vi que estava com muitas sementes. Colhi algumas e trouxe para casa. A régua mostra o tamanho das "vagens" com as sementes. Joguei água quente sobre elas para "quebrar a dormência" e resolvi fazer o teste plantando-as. Algumas eu plantei em pequenos potes e outras reutilizando a própria bandeja onde as comprei da última vez. Se der certo, não precisarei mais comprá-las. E quem sabe, no futuro, eu mesmo possa produzir mudas a partir da minhas próprias sementes, né?




P.S: quatro sementes já germinaram e aparecem na foto. Você pode até não enxergar (ainda), mas ali estão árvores com até 10 metros de altura.

Um comentário: