sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Antes da mudança

A mudança já está marcada para a próxima semana. Hoje devemos terminar o rejunte dos pisos do interior da casa. Os wcs já funcionam. Antes de mudar, tenho que instalar as portas dos quartos e wcs, além de pintar os quartos e o corredor de branco, direto sobre o tijolinho.
Todos os tijolos precisam ser rejuntados, por dentro e por fora. Na parte externa, o rejunte será feito com terra peneirada e cimento. Isso não altera a cor da parede. Depois é só passar o selador para impermeabilizar e proteger de infiltrações. Na parte interna, resolvi inventar, fazendo um teste na área de serviço: usei o mesmo rejunte usado no piso. Quando seco, ele deixou a parede esbranquiçada, como se tivesse passado cal. Ontem fui pintar e comparei. A parede da área de serviço ficou bem melhor do que onde não tinha rejunte ou tinha o rejunte com terra. Nem parecia que era a primeira camada de tinta. Acho que isso fará com que gaste menos tinta para pintar a sala toda. (Ok, a foto foi tirada à noite, do celular e o foco não ficou lá grandes coisas). A foto menor, à esquerda, mostra no corredor como sem usar o rejunte de piso, a parede não ficou tão "branquinha".
A tinta que usei foi uma acrílica, destas recomendadas para piso. Não cito a marca ou fabricante, porque este Blog não tem caráter comercial, ok?

5 comentários:

  1. Acho um barato isso de 'faça você mesmo'. Me aventuro nessas também com a manutenção da casa, moto, bicicleta e computador e a maioria das vezes é muito gratificante.

    Eventualmente tem alguma frustração ou uma coisa que não ficou do jeito que era pra ficar, mas ainda assim fica, gratifica muito!

    Parabéns pela conquista da casa e do 'faça-você-mesmo' que vc tem executado muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Daniel. 'All by myself' tem a vantagem da gente não precisar culpar ninguém pelos nossos erros, né? kkk Acho que tudo é aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, qual é a tinta recomendada para piso cerâmico, vc sabe? Vou me mudar pro apto em frente pra fugir do barulho permanente de vizinhos "espaçosos", mas lá não houve reforma, banheiro e cozinha têm piso de cerâmica vermelha, aquela antigona, manja? Muito feio. Vou pintar de branco.

    ResponderExcluir
  4. Novacor é a marca mais famosa de tinta para piso. Estou usando a tinta para piso da Suvinil. Ambas são tintas acrílicas, soluvéis em água (não usa thinner)Não é tão cara e é fácil de usar. Abs

    ResponderExcluir
  5. Pois é, uma dessas "blogueiras de decoração" disse que com a Suvinil quase não precisa dar segunda demão, a primeira já cobre bem. Acho que vou de Suvinil. Obrigada, compa!

    ResponderExcluir