quarta-feira, 12 de junho de 2013

Teoria das Janelas

Machado de Assis, com sua fina ironia, criou a "Teoria das Janelas". Ele dizia mais ou menos o seguinte: se você fez algo ruim, que o faz sentir-se culpado, "abra uma nova janela", fazendo algo bom, e se sentirá em paz. "Uma janela compensa a outra".
Tentei reproduzir a planta baixa da sala e o pequeno corredor de acesso aos quartos, colocando em seus devidos lugares as portas e janelas que temos aqui.
Do lado norte, fica a entrada principal, para a varanda/garagem. Para o poente, temos a janela principal da sala e a pequena janela junto a cozinha. Ao lado desta, voltada para o sul, a porta de vidro pequena. Para o nascente ficam a porta de vidro da área de serviço e a "janela" de tijolos de vidro no pequeno corredor dos quartos. Assim, temos luz natural e ventilação, nas quatro direções.
John Algeo, outro escritor que gosto (tive a honra de conhecer e ficar amigo) dizia o seguinte em um artigo: "Teoria, em grego, significa algo como uma janela para se olhar o mundo". Não existe "janela certa" de se olhar. Quanto mais janelas/teorias tivermos ao nosso redor, maior será a visão que teremos do mundo que nos cerca.
Então, acho que minha "teoria das janelas" aplicada na casa contempla as visões tanto Machado, como Algeo. Embora, distintos, ambos iluminam e nos fazem respirar melhor. É o que importa, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário