domingo, 9 de junho de 2013

Padrão Fifa?

A cerca viva na frente foi "padronizada" em 2,10 metros.
O abacateiro e o pé de côco também
tiveram suas alturas "padronizadas"
com as janelas.
Padrão social. Padrão moral. Padrão ético. Padrão estético. São tantos padrões e patrões, né? Ultimamente, em tempos de Copas, temos ouvido muito falar de um novo patrão, o Padrão Fifa. Queriam proibir o acarajé na Bahia, porque decerto ele não estava dentro dos padrões da gringolândia. Acho que argumentaram que tinha tantas ou mais calorias que um maquidonaldis e liberaram. Ufa.
Aqui em Brasília, até a tradicional Feira da Torre de TV , que fica perto do novo Mané Garrincha teve que se adaptar. Mudaram os letreiros de todas as barracas, tudo padronizado, colocaram bancos e mesas padronizadas, etcétera e tal. Tudo cocacolizado. Ontem estive lá. Na mesa ao lado, um senhor bem vestido elogiava as instalações. Com certeza, era turista e se sentiu "internacionalizado", respeitado talvez como consumidor.
Este "shopping genérico" é o que virou as tradicionais barracas
de comida da Torre de TV. Agora é "praça de alimentação".
Eu, que frequento o local há mais de 20 anos, sinto falta daquela "bagunça estética", dos regionalismos, da brasilidade e autenticidade que antes encontrava lá.
Mas, tudo bem. Business is business. E são os gringos que trarão lots of money para nozes.
Assim, tomei minhas providências e hoje cuidei do gramado da frente da minha casa. Espero que esteja no "padrão Fifa". Sabe como é, não quero que impliquem justo comigo, né? Se a grama estiver bacana, podem pastar à vontade. No problems.


A altura da mangueira foi "padronizada" no nível do telhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário