quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mamangava


Me disseram que esta abelha que poliniza o maracujá chama-se "Mamangava". Não perguntei o nome dela, e se ela respondesse, provavelmente eu não entenderia também. Então ficamos combinados assim, ela é a dona Mamangava.
Vi num Blog um texto bacana sobre ela: http://www.humaniversidade.com.br/boletins/abelha_mamangava.htm
Em resumo, o texto diz que a flor do maracujá é uma espécie única e que esta abelha também. Juntas, fazem o seu trabalho. Diz lá: "Lição: mesmo que tudo e todos te digam que é incapaz de ajudar o planeta, lembre-se da mamangava: faça a diferença, seja único, voe!!!!"
Lembrei-me de que tenho 2 grandes amigos, que também construiram casas com diferenciais ecológicos. Um tem gramado verde sobre os quartos e usa muita madeira de demolição. O outro fez praticamente uma "casa na árvore", pois no meio da casa mantém uma árvore que existia no terreno, camuflando a construção no meio das inúmeras espécies nativas (que ele mandou biólogos catalogarem).
Então, eu, com minha casa ecológica, com 300 m2 de gramado, 400 mudas de cerca viva plantadas, 13 frutíferas, como a tal abelha, faço a minha parte. Não é igual a nenhuma outra. Nem melhor, nem pior. É simplesmente a "minha".
Que cada um, joãodebarriamente falando, faça a sua. Simples, assim, né?


Um comentário:

  1. Amigo, essa abelha não é a Mamangava, mas a Irapuá ou Abelha Cachorro. E, ao invés de polinizar o maracujazeiro ela perfura os botões florais para sugar a seiva, prejudicando a formação dos frutos. A abelha Mamangava é bem maior! Veja: http://abelhasdobrasil.blogspot.com.br/2011/06/as-abelhas-solitarias-semi-sociais-e.html

    ResponderExcluir