segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Yes, teremos Orgânicos



Amanhã o gramado completa 2 semanas desde o plantio. Hoje no fim da tarde tirei esta foto do aspersor irrigando. Dá para ver que ele evoluiu bem. Se repararem, verão que no fundo tem um monte de terra vermelha e uma pá. Pois bem. As coisas parecem que vão se encaixando. No Grupo de Trocas que a Rose conheceu no feicebuqui, tivemos orientação de como fazer uma horta caseira. Ontem plantamos umas mudinhas em uma "aula prática". Dai, hoje resolvi terminar o canteiro que já tinha começado a fazer. Na foto que tirei de cima de uma escada (a direita) dá para ver a profundidade dele e as dimensões (tem 1,10 m de comprimento, por 50 cm de largura e profundidade). A foto menor mostra que ele está acima da calçadinha que circunda a casa, exatamente atrás da cozinha. Um dia vi numa revista as "vantagens" de uma horta suspensa. Evita roedores e outros animais...etc...além de ficar melhor para cuidar, já que não precisa ficar agaixado ou forçando as costas. Está a uns 75 cm do chão, quase que a altura normal de uma pia. Já coloquei um pouco da terra vermelha que aparece na foto principal -até a metade- amanhã, comprarei um saco de 2kgs de adubo de gado e colocarei mais terra. O segredo é deixar isso "curtir" por 2 semanas antes de plantar as mudinhas.
Foto atual da horta. Não é mais projeto. Ok? 
Caso não tenha reparado, porque a cerâmica que imita madeira no fundo e na parte de cima? Os tijolinhos tem 2 furos (igual Lego), é para não entrar água ou insetos por eles. Junto à parede, a cerâmica está lá para evitar passar umidade para a parede, afinal, do outro lado esta a pia, com os armários que fiz.
O local escolhido se deve principalmente pela posição do sol. É o lado "sul" da casa, que só pega sol direto pela manhã, isso funciona bem para as plantas. E claro, está bem pertinho da cozinha. Na hora de fazer uma saladinha, será só ir ali atrás e colher umas folhinhas de alface ou temperos, né? Sem agrotóxicos, claro. Ninguém aqui esta falando em suícidio, ok?

2 comentários:

  1. Me diga! o que vai plantar nesse local? hummm rsss

    ResponderExcluir
  2. Até agora, tenho sementes e mudas de alface, couve, alecrim e cebolinha. Mais alguma sugestão ou colaboração? kkkk

    ResponderExcluir