quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Portas abertas


Ok, hoje finalmente podemos dizer que estamos de portas abertas. Foi colocada a porta principal da sala. Ela tem 2,58 m de largura, aberta, a passagem fica com 1,10m. Na foto abaixo a abertura lateral do paredão, quase de frente para ela, com 3 metros, permite passagem de luz natural e de ventilação.
Agora, a ventilação da sala está do jeito que imaginamos. Esta porta principal fica para o lado norte. Do lado oeste, tem a janela principal da sala. Para o sul, tem uma porta lateral também de vidro. Para o nascente, a porta de vidro da área de serviço.
Ou seja, temos aberturas para os 4 pontos cardeais, de onde soprar um ventinho, refresca os dias quentes que estão fazendo por aqui.
Com a desculpa de que "as portas estão abertas", domingo já reuniremos a família para comemorar com um churrasco. Em dezembro, dia 22/12, estamos programando uma festa maior, caso o mundo não se acabe na véspera. Espero até lá terminar os detalhes que ainda faltam na casa. Se acabar o mundo será uma pena, né?

P.S.: A ventilação na sala melhorou muito. Agora a "corrente de ar" que passa pela varanda tem como entrar na casa. É outra coisa, ok?

domingo, 28 de outubro de 2012

Sub-medida

No fim da obra, seu Manoel precisou deixar um outro pedreiro no lugar dele, que só me deu dor de cabeça. O cara era bom de conversa, mas devagar e ruim de serviço. (Foi o tal que me enrolou para colocar o piso, dispensei-o e eu mesmo coloquei boa parte do piso da sala). Ontem vieram instalar a porta de vidro de correr da sala e não teve jeito: não havia espaço para colocar o trilho no chão.
Isso porque ao colocar a soleira de granito, as pedras deixavam pouco espaço. Era para ficar com 3,5 cm de largura, no mínimo. O pedreiro disse que assim faria, mas ficou com apenas 2,5 cm de distância. A profundidade do sulco também era pequena. Resultado: tivemos que arrancar uma das soleiras e aprofundar o sulco com a makita e uma talhadeira. Claro que espalhou uma poeira fina pela sala toda, que dá trabalho para limpar. Coloquei argamassa para nivelar a base do trilho e ela precisa secar antes de colocar os vidros. Os vidros "provisórios" tiveram que ser remontados no lugar para não ficar tudo aberto.
Sim, o ideal era ter colocado os vidros quando os pedreiros ainda estavam aqui trabalhando há um ano. Mas, na época, faltou dinheiro para isso e preferi deixar para depois. De qualquer maneira, agora estamos concluindo e, o mais importante, sem estourar o cartão ou fazer dívidas.

Os rapazes voltarão durante a semana para terminar o serviço. Vou mandar cortar outro pedaço de granito, porque o que tiramos trincou e vou precisar colocar um novo um centímetro mais estreito. Enquanto isso, os novos vidros descansam apoiados na parede da varanda. Até terça-feira já estarão no lugar. Assim espero. Abraços a todos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

É poda!

O gramado já está com um mês e algumas folhas já estavam ficando altas. Me toquei de que precisaria comprar um cortador. Pelo tamanho do gramado, teria que ser um elétrico, de pelo menos mil watts de potência. Conferi os preços nas lojas. Mas, vi que além dele, precisarei também de um aparador (destes que cortam com fio de nylon), para os cantinhos e lugares onde o cortador não consegue alcançar.
Dei uma pesquisada na internet e "especialistas em gramado" informam que é preciso sim apará-la para que, ao invés de crescer para cima, ela se espalhe melhor para os lados, "fechando" os buracos entre os tufos.
Acabei optando por comprar primeiro o aparador. No mês que vem comprarei o cortador. Ao invés de comprar um maior, de 1.300 ou 1.800 watts, vou comprar o menor, de 1.050. No fim, os 2 vão ficar pelo mesmo preço que pagaria em um cortador mais potente.
Fiz o teste onde a grama estava maior. Na foto, esta parte já está podada. Funcionou direitinho. Pesquisar antes de comprar sempre vale a pena, né? Aprendi isso na prática...rs.

domingo, 21 de outubro de 2012

Bem-vindos

No último post comentei que mandei colocar a porta de vidro na sala. A loja prometeu instalar nesta próxima semana. Sendo assim, no fim de semana aproveitamos para pintar a paredinha que abriga a estante da sala e, do outro lado, o computador no corredor. Abrindo a porta de vidro, esta será a visão de quem chega: depara-se com a gravura de Poteiro, inspirada em um presépio.
Na foto, ficou engraçado o reflexo da luz pelo vidro, mostrando o gramado e a casa vizinha.

Esta gravura tem história e significado para nós: ficou embalada durante um ano, aguardando o momento de ser "inaugurada" na casa nova. Minha esposa fez um trabalho extra de ensino à distância e, ao receber, se deu de presente a gravura. Como era fim de ano, presentei-a com o vidro e a moldura. Agora, instalado, dá boas-vindas aos amigos que nos visitam. É isso.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vidro ou vídeo?

Desde o final da obra que "improvisamos" vidros fixos (que meu cunhado tinha e não utilizava) onde deveria estar a porta principal da casa, com vidros de correr. Pelo tamanho, cerca de 5,5 metros quadrados, estes seriam os vidros mais caros. Assim, preferi priorizar as 2 portas de vidro menores e a janela da sala. Afinal, bem ou mal,  o vidro fixo resolvia temporariamente a situação.
Do ponto de vista da iluminação natural, eles "quebraram o galho". Mas, claro que não poder abri-los -além de nos obrigar entrar pela lateral ou pelo fundo- não permite a ventilação que idealizamos para a sala nos dias mais quentes. Acho que das coisas importantes da casa em si, é a única "improvisação" ainda não resolvida.
Mas, eis que nesta semana entrou um dinheiro não esperado, que imaginei "quase" o suficiente para mandar colocar a porta definitiva (isso pelo último orçamento, feito no fim do ano passado). Voltei na vidraçaria, a dona lembrou de mim e pedi um novo orçamento. Agora, com pagamento à vista. Depois do meu choro, não é que consegui baratear em 20% o orçamento anterior da mesma loja? Resumo: fechei negócio, amanhã eles virão conferir as medidas e em até 15 dias já estará instalada a porta principal. No fim, o dinheiro que recebi vai dar e até sobra um troquinho...Uma outra opção, pelo mesmo valor, seria comprar esta TV Led de 40 polegadas, em oferta na internet. Mas, cá entre nós, uma tv nova não está entre as minhas 100 prioridades, neste momento. Fala sério...rs

P.S.: na frente da casa para colocar o portão vou precisar fazer um pequeno muro com os tijolos que sobraram. Os vidros que vou trocar poderão "fazer parte" do muro, permitindo que se veja quem está chegando em casa.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Yes, teremos Orgânicos



Amanhã o gramado completa 2 semanas desde o plantio. Hoje no fim da tarde tirei esta foto do aspersor irrigando. Dá para ver que ele evoluiu bem. Se repararem, verão que no fundo tem um monte de terra vermelha e uma pá. Pois bem. As coisas parecem que vão se encaixando. No Grupo de Trocas que a Rose conheceu no feicebuqui, tivemos orientação de como fazer uma horta caseira. Ontem plantamos umas mudinhas em uma "aula prática". Dai, hoje resolvi terminar o canteiro que já tinha começado a fazer. Na foto que tirei de cima de uma escada (a direita) dá para ver a profundidade dele e as dimensões (tem 1,10 m de comprimento, por 50 cm de largura e profundidade). A foto menor mostra que ele está acima da calçadinha que circunda a casa, exatamente atrás da cozinha. Um dia vi numa revista as "vantagens" de uma horta suspensa. Evita roedores e outros animais...etc...além de ficar melhor para cuidar, já que não precisa ficar agaixado ou forçando as costas. Está a uns 75 cm do chão, quase que a altura normal de uma pia. Já coloquei um pouco da terra vermelha que aparece na foto principal -até a metade- amanhã, comprarei um saco de 2kgs de adubo de gado e colocarei mais terra. O segredo é deixar isso "curtir" por 2 semanas antes de plantar as mudinhas.
Foto atual da horta. Não é mais projeto. Ok? 
Caso não tenha reparado, porque a cerâmica que imita madeira no fundo e na parte de cima? Os tijolinhos tem 2 furos (igual Lego), é para não entrar água ou insetos por eles. Junto à parede, a cerâmica está lá para evitar passar umidade para a parede, afinal, do outro lado esta a pia, com os armários que fiz.
O local escolhido se deve principalmente pela posição do sol. É o lado "sul" da casa, que só pega sol direto pela manhã, isso funciona bem para as plantas. E claro, está bem pertinho da cozinha. Na hora de fazer uma saladinha, será só ir ali atrás e colher umas folhinhas de alface ou temperos, né? Sem agrotóxicos, claro. Ninguém aqui esta falando em suícidio, ok?

terça-feira, 2 de outubro de 2012

verde novo

Frente, assim que plantou
Frente com 3 semanas

Fundo sendo plantado
Plantada a grama, a chuva deu o ar da graça e depois tive que cuidar de molhar, para que ela pegasse. Assim, resolvi fazer novas fotos, mais ou menos nos mesmos ângulos para comparar se evoluiu. Na foto da frente da casa, a referência era o pé de abacate. Na hora de tirar a foto, lembrei que faltava o cachorro. Foi só chamar o Alfa e ele se posicionou no lugar.
Fundo com 3 semanas


É isso. Tá indo. A foto acima, também da frente, mostra de outro ângulo. Esta é a visão que se tem saindo da casa pela porta da área de serviço, ao lado da ducha. Ao centro, o côco-anão ao lado do "sumidouro" das águas da lavanderia. Um pouco mais ao fundo, na esquerda, o abacateiro que aparece na outra foto. No canto direito o outro pé de côco. Ali, a cerca viva está já mais crescida.

Aqui, na direita, uma faixa de gramado na lateral da casa, até a cerca-viva da divisa do terreno vizinho, mostra também o pé de manga. Começa na frente  e, no fundo, ultrapassa a casa em mais 6 metros. Ou seja, esta "faixa" de grama deve ter uns 28 metros de profundidade. Na parte ao lado do "paredão" é onde pretendo depois fazer um pergolado com eucalipto tratado (o maracujá que ira cobrir o pergolado já está plantado e crescendo).