sábado, 24 de março de 2012

Jênio contra o Moto-Çerra


O problema: antes de começar a construir, resolvi que plantar uma cerca viva seria o mais legal. Ficava mais barato do que fazer um muro, daria privacidade e segurança, podendo deixar o(s) cachorro(s) solto(s). Plantei umas 400 mudas de sansão do campo, uma cerca viva cheia de espinhos iguais aos de roseiras, que, dizem, não passa nem cobra ou gato por ela, já que são cerca de 300 espinhos por metro quadrado.
Pois bem, a cerca viva só vingou e ficou bacana num dos cantos da frente da casa, no restante ela pegou mas não cresceu o suficiente. Vi na internet que o adubo que dava melhor resultado para ela era os com maior concentração de fósforo. Comprei o adubo e espalhei por toda a cerca.  Agora é esperar pra ver ser ela cresce no restante do terreno. Mas, na frente da casa a cerca estava muito alta e se espalhando pelos lados. Tentei cortar com uma tesoura de poda, mas os galhos grossos complicavam. Usei uma serra manual, dava uma canseira danada e o serviço não rendia. Existem uns aparadores eletricos de cerca viva, mas achei que eles não dariam conta dos galhos mais grossos. A saída seria comprar uma motoserra, que custa em torno de 900 reais. Foi ai que resolvi testar uma outra solução: durante a obra tive que comprar uma máquina serra-mármore, para cortar pisos e cerâmicas. Coloquei um disco nela apropriado para cortar madeiras, uma extensão elétrica que eu já tinha e fiz o teste. Descobri que ela cortava os galhos brincando (são 12 mil rpm). O resultado pode ser visto na foto maior, a cerca viva aparada, certinha. Evitei precisar comprar uma moto-serra, que é mais caro e pesa bem mais, tornando o serviço mais cansativo. Até porque moto-serra não é nada simpático ou ecológico, lembra desmatamento ou aquele doido que queria ser presidente e antes jurou que não deixava a prefeitura de SP, porém deixou, e agora quer ser candidato de novo. É até capaz de ter gente que ainda vota no "coiso". Coisa mais doida, né? Mas, enfim, economizei uns bons trocados, né?

P.S1.: Fui ver na nota fiscal, o peso da serra-mármore. Diz lá: 3,8 kg. A motoserra a gasolina mais leve que vi era 1 kg a mais. Isso faz uma diferença enorme na dor nas costas no dia seguinte...rs.

P.S2.: O Alfa odeia o barulho da serra elétrica.

2 comentários:

  1. ola, muito bom seu blog, vou te dar umas dicas sobre o sansão, a parte que teve um desenvolvimento menor da planta, é bem provavel que seja onde bate menos sol, o terreno pode estar acido, sempre que for plantar deixe um espaçamento de 10 cm entre mudas, para tirar a acidez do terreno pode se usar cal ou calcario 1/2 kg para 4mts linear, para poda o aparador é uma ótima opção e corta galhos de até 12cm de espessura, esta planta quando bem produzida não precisa de adubo, mas sim de regas nos primeiros 4 meses de vida sempre a noite, ou no por do sol aqui na chacara usamos uma roçadeira com uma lamina de 3 pontas, porém usamos também o tesourão e o serrote de poda. com certea seguindo estas dicas irá apreciar muito o sansão.
    cobra passa sim, sapo realmente eu não posso te dizer pois aqui na chacara tem porem ele podeter passado pelo portão, mais meus gansos e galinhas com certeza não passam por ela.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Raphael
    a sansão reagiu bem ao adubo com fósforo...mas a cal pode ajudar sim...experimentarei. Valeu

    ResponderExcluir