sexta-feira, 26 de julho de 2013

Aceita-se palpites

Depois de 2 anos do início da construção, posso dizer que a casa está pronta. A única coisa que falta é mandar instalar 2 box de blindex nos banheiros, que pretendo resolver na próxima semana.
Não fizemos dívidas. Então, agora, começo a pensar na 2ª etapa, que é construir a área de lazer, com fogão a lenha, espaço para uma mesa de sinuca e um apto de visitas (ou filhos que se animem passar temporadas aqui).
Eu comecei a mexer em um programa que faz projetos em 3D e permite ver os detalhes em 360º. Para mostrar aqui, tive que transformar em 2D, preferindo transformar em 3 imagens diferentes. A ideia é a seguinte: utilizar o mesmo tijolinho da casa, vidros (que tbm usei muito na casa), estrutura metálica para a cobertura e a telha ecológica (ambos se mostraram rápidos de instalação e econômicos). Ou seja, pretendo algo que "tenha a ver" com o que já construímos. Vou listar as "linhas gerais" do que pretendo fazer:


  • Área total a ser construída: 54 metros quadrados
  • Custo estimado: R$ 60 mil.
  • A suíte terá 15,5 m2 e um wc de 3,75m2. Área total 19,25 m2, que serão cobertos com laje. Esta laje servirá como um mezanino, onde pretendo colocar a mesa de sinuca. Na ilustração ao lado é a parte esquerda da foto, com vidros na parte superior.
  • A entrada do salão será toda de vidro, com abertura (porta de correr) no centro.
  • Os vidros (blindex) da parte superior, ficarão voltados para o sul (na lateral) e para o nascente (parte dianteira). Assim o sol da tarde não entra "diretamente". Exceto pela pequena janela perto do fogão a lenha, onde deverá ter um pia e geladeira.
  • A área útil no "salão" junto a churrasqueira terá em torno de 30 metros quadrados.
  • Junto a churrasqueira e fogão a lenha, 2 portas azuis indicam os 2 wc para a área de lazer. (Sentimos falta de  um banheiro externo quando reunimos os amigos na varanda) Entre as portas dos banheiros, um espelho e um lavatório.
  • Os banheiros "saem" para fora da construção maior, no fundo e terá maior altura a alvenaria (3,5 m) para, na laje superior colocar a caixa d'água, suficiente para dar pressão no chuveiro. Ficando quase "centralizada" no fundo, a ideia é que saiam os canos da caixa d'água, passando um deles por um serpentina de cobre no fogão a lenha para esquentar a água para o chuveiro da suíte. Quanto menor a distância entre o fogão e o banheiro, menos calor se perderá.
  • A parte da frente e do fundo onde não se usarão vidros, podem ser com placas de dry wall ou de ACM Bold ( placa que é um sanduíche de material plástico revestido externamente por uma camada fina de alumínio. Se usa muito em fachadas de concessionárias de automóveis). Vou optar pelo que for mais econômico.
Que tal meu projetinho sem a mão do arquiteto? Aceitamos sugestões ainda. Afinal, não tenho $ para fazer nada disso agora (a não ser planejar) e correr atrás de economizar o dinheiro necessário. Na casa, entre a compra do terreno,  planejar o que fazer, reunir os recursos e até iniciar as obras foram 4 anos. Acho que 2 anos seria uma meta razoável para esta próxima etapa. Quem sabe lá para  2016 a gente se aventura a mexer com obra de novo, né?



Nenhum comentário:

Postar um comentário