segunda-feira, 30 de abril de 2012

Chuvas, água e frutas



Por sugestão de um amigo aqui no Blog,  fiz um sumidouro com cascalho, brita e areia para as águas do tanque e da máquina de lavar, na frente da casa. Plantei um pé de coco-anão do lado, para aproveitar a umidade (foto acima). O mesmo fiz com a fossa, plantei outro pé de coco (ao lado). Outra opção seria plantar bananeiras, que também "puxam" a água. Mas minha esposa teve receio, porque quando era pequena sempre ouvia que onde tinha bananeiras, tinha cobra. Isso até pode ser verdade perto de rios e corregos, não é o caso aqui.
Assim, na frente ficaram os 2 pés de coco, uma mangueira e um pé de abacate. No fundo do terreno, plantei 2 pés de amora, limão, jabuticaba, acerola, outra mangueira e carambola. Muita coisa? Esta é a vantagem de ter um terreno em que a casa ocupa menos de 1/4 da área. Em alguns anos teremos muitas frutas. Este ano já tive amoras e limões
Estamos no final da época chuvas por aqui, o mato cresceu. Resolvi fazer um "caminho" por entre as plantas no quintal. Capinei o mato e coloquei na trilha areia, saibro, argila e entulhos que sobraram da obra. Espero com isso impedir que o mato cresça ali, meio que "pavimentando". A "empreiteira" fui eu mesmo. Deu trabalho limpar e, principalmente, levar a areia no carrinho de mão. Vamos ver se fica bacana. No futuro, a idéia é plantar grama em volta e o caminho pode ganhar o revestimento de pedras. Mas isso, só numa próxima estação de chuvas.

P.S.: Esta é a mangueira que plantei na frente da casa

4 comentários:

  1. O lance da bananeira é servir de casa pra aranhas e creio que escorpiões também. Cobras, um canavial faz mais sentido.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, na dúvida, preferi os coqueiros, né?

    ResponderExcluir
  3. Aí, quando tudo estiver produzindo, você monta uma banquinha de orgânicos e vira empresário do ramo de hortifruti.
    Agora, prepare-se: frutas que não são colhidas caem no chão e fazem uma certa sujeira, atraem insetos e roedores. Se você tiver uma rotina de colher frutas diariamente na época de cada uma, vai ficar com muitas em casa, mas pode aproveitar fazendo doces e compotas.
    Se não tiver disposição pra isso, libere a entrada no terreno pros meninos da vizinhança, que eles se encarregam de colher o que você não conseguir. E você ainda fica sendo o tio mais legal do bairro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Re. As frutas que cairem e não der para aproveitar, pretendo recolher e transformar em adubo (compostagem)

    ResponderExcluir