segunda-feira, 30 de abril de 2012

Chuvas, água e frutas



Por sugestão de um amigo aqui no Blog,  fiz um sumidouro com cascalho, brita e areia para as águas do tanque e da máquina de lavar, na frente da casa. Plantei um pé de coco-anão do lado, para aproveitar a umidade (foto acima). O mesmo fiz com a fossa, plantei outro pé de coco (ao lado). Outra opção seria plantar bananeiras, que também "puxam" a água. Mas minha esposa teve receio, porque quando era pequena sempre ouvia que onde tinha bananeiras, tinha cobra. Isso até pode ser verdade perto de rios e corregos, não é o caso aqui.
Assim, na frente ficaram os 2 pés de coco, uma mangueira e um pé de abacate. No fundo do terreno, plantei 2 pés de amora, limão, jabuticaba, acerola, outra mangueira e carambola. Muita coisa? Esta é a vantagem de ter um terreno em que a casa ocupa menos de 1/4 da área. Em alguns anos teremos muitas frutas. Este ano já tive amoras e limões
Estamos no final da época chuvas por aqui, o mato cresceu. Resolvi fazer um "caminho" por entre as plantas no quintal. Capinei o mato e coloquei na trilha areia, saibro, argila e entulhos que sobraram da obra. Espero com isso impedir que o mato cresça ali, meio que "pavimentando". A "empreiteira" fui eu mesmo. Deu trabalho limpar e, principalmente, levar a areia no carrinho de mão. Vamos ver se fica bacana. No futuro, a idéia é plantar grama em volta e o caminho pode ganhar o revestimento de pedras. Mas isso, só numa próxima estação de chuvas.

P.S.: Esta é a mangueira que plantei na frente da casa

domingo, 15 de abril de 2012

Cachoeira: o protesto canino

Consultei a foto da ducha ainda na embalagem, para me certificar do "nome oficial" dela, tá lá escrito: "Cascata", o que não deixa de ser  alusão a um tipo de cachoeira, né?
 Pois bem, ela já está em funcionamento há algum tempo e tem tido algumas funções distintas: As crianças adoram se refrescar nela, nos dias quentes. Tem também os pais das crianças, que buscam recuperar-se dos excessos etílicos. E, finalmente, os banhos no cachorro, que a contra-gosto, percebe que tem um monte de água caindo em cima dele e que não tem como fugir, coitado. Como o Alfa tem pelos longos, o ideal é que o banho seja em dias ensolarados, para secar mais rápido.
A foto da ducha foi tirada hoje às 9hs. O sol já estava quente. Daqui a pouco, mais perto da hora do almoço será o melhor horário para o banho canino. Melhor não contar pra ele ainda.
E assim, em breve, o Alfa também fará seu protesto particular contra "Cachoeira". Politizado, o dog, né?
P.S: Na foto acima, depois do protesto, digo, banho.

P.S2: A casa fica perto da cachoeira do Tororó (4 km). Agora, com o Cachoeira preso na Papuda (9 km), tenho "2 cachoeiras" perto. Será que isso valoriza o imóvel? kkkk